O comportamento das massas online influencia nossas ações

Como o comportamento das massas influencia nossas ações online

Você já se perguntou por que você segue certas tendências, curte certos posts, compartilha certas notícias ou compra certos produtos na internet? Você já se sentiu influenciado pelo que outras pessoas fazem, pensam ou dizem online? Se sim, você já foi afetado pelo comportamento das massas online! Um fenômeno psicológico e social que pode ter impactos positivos ou negativos na sua vida. Neste post, vamos explicar o que é o comportamento das massas online, por que ele acontece e como você pode lidar com ele.

O que é o comportamento das massas online?

O comportamento das massas online é a tendência de as pessoas se comportarem de forma semelhante. Seguindo as normas, os valores, as opiniões, as atitudes ou as ações de um grupo ou de uma maioria na internet. O comportamento das massas online pode se manifestar de diversas formas, como:

Efeito manada. 

É a tendência de as pessoas seguirem o que a maioria faz, sem questionar, analisar ou avaliar as consequências. Por exemplo, quando as pessoas compram um produto porque ele está em alta, ou quando as pessoas compartilham uma notícia sem verificar a fonte ou a veracidade.

Efeito viral. 

Tendência de as pessoas compartilharem ou reproduzirem um conteúdo que se espalha rapidamente pela internet, gerando muita visibilidade, repercussão e engajamento. Por exemplo, quando as pessoas participam de um desafio, de um meme, de uma hashtag ou de uma campanha online.

Efeito rede. 

Onde as pessoas se conectam e se influenciam mutuamente pela internet, formando redes sociais, comunidades, grupos, fóruns, entre outros. Por exemplo, quando as pessoas se identificam com uma causa, uma marca, um influenciador ou um líder online.

Efeito espelho. 

É a tendência de as pessoas se compararem e se adaptarem ao que elas veem na internet, buscando se adequar, se agradar ou se destacar. Por exemplo, quando as pessoas mudam sua aparência, seu estilo, seu comportamento ou sua personalidade para se parecerem com alguém ou com algo que elas admiram ou desejam online.

Por que o comportamento das massas online acontece?

O comportamento das massas online acontece por vários motivos, que podem estar relacionados à psicologia, à sociologia, à tecnologia ou à cultura. Alguns dos principais motivos são:

As pessoas têm uma necessidade básica de se sentirem parte de um grupo, de se sentirem aceitas, valorizadas e respeitadas pelos outros. Por isso, elas tendem a seguir o que o grupo faz, pensa ou diz, para se integrarem, se identificarem e se satisfazerem.

Além disso também há uma necessidade de se validar, se expressar e de se reconhecerem. Por isso, elas tendem a seguir o que o grupo aprova, elogia ou recompensa, para se validarem, se afirmarem e se reconhecerem.

E também por serem influenciadas pelo que veem, ouvem ou leem na internet. Especialmente pelo que vem de fontes que elas consideram confiáveis, credíveis, autoritárias ou atraentes. 

Como lidar com o comportamento das massas online?

O comportamento das massas online pode ter impactos positivos ou negativos na vida das pessoas. Por um lado, ele pode trazer benefícios, como:

Aumentar o conhecimento. O comportamento das massas também pode ajudar as pessoas. Ajudando a aprender, a se informar,  se atualizar e a se educar sobre diversos assuntos, fatos e acontecimentos que elas não conheciam ou não tinham acesso.

Ampliar a conexão. Também pode ajudar as pessoas a se conectar, a se relacionar,  se comunicar e a colaborar com outras pessoas. Formando assim redes sociais, comunidades, grupos, fóruns, entre outros.