WhatsApp: Principal Canal entre Marcas e Consumidores

/, WhatsApp/WhatsApp: Principal Canal entre Marcas e Consumidores

Em meio a pandemia do coronavírus que afetou o mundo, o relacionamento entre empresas e consumidores ficou ainda mais desafiador.

Neste contexto, qual é o primeiro aplicativo que você pensa enquanto cliente quando pretende fazer contato com algum negócio que você deseja comprar algo? Tenho certeza que é o WhatsApp. Antes mesmo da transformação mundial causada pela Covid-19, o mensageiro já se consolidava como principal canal entre marcas e público-alvo 

Tenho certeza que é o WhatsApp. Antes mesmo da transformação mundial causada pela Covid-19, o mensageiro já se consolidava como principal canal entre marcas e público-alvo 

No entanto, desde março, quando foi registrado o primeiro caso da doença no Brasil, muitas empresas ficaram sem saber como chegar nos clientes que haviam sumido com o isolamento social e encontraram no aplicativo uma das principais formas de conexão. 

Infelizmente foi na dor, que a maioria dos empreendedores descobriu a importância e o potencial do WhatsApp para se comunicar. Assunto este que escrevo e falo desde 2016. Há quatro anos, abordo o tema baseado não só na experiência na implantação de canais oficiais, institucionais e empresariais, mas em pesquisas também. Em janeiro deste ano transformador, uma pesquisa independente produzida por uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box, entrevistou 2.072 brasileiros com mais de 16 anos de idade. Destes, 99% declaram ter o WhatsApp instalado no seu celular e abrirem diariamente. Mais importante que isso, 76% confirmaram utilizar o aplicativo para se comunicarem com marcas.

E qual o objetivo desta comunicação?

Em primeiro lugar: tirar dúvidas, em segundo pedir informações, seguindo por receber promoções e comprar produtos e serviços estão entre as principais respostas. Esse é um retrato de quando os consumidores no Brasil desejam falar com as marcas pelo WhatsApp e o quanto estão abertos a fazerem deste um canal de via de mão dupla, em que não só enviam, como recebem mensagens e conteúdo. Acima de tudo, reforço o que tenho dito em palestras, workshops, lives, cursos e mentorias sobre o tema: é preciso ter estratégias de comunicação e marketing pelo aplicativo mais popular do Brasil.

Na minha avaliação o app. ainda é pouco explorado adequadamente por pequenas e médias empresas no Brasil. Uma das perguntas feitas na pesquisa foi se há risco de o brasileiro se cansar do WhatsApp? O resultado mostra que não. Apenas um em cada quatro usuários do WhatsApp entendem que passam mais tempo do que deveriam nesse aplicativo e reclamam que isso atrapalha a sua rotina diária. Por outro lado, a maioria esmagadora, ou 68%, diz que passa o tempo necessário no WhatsApp. “Nem muito, nem pouco”. E 8% avaliam que passam pouco tempo no app.

Estratégias para WhatsApp

Toda essa reflexão deve ser levada em conta na hora de planejar sua estratégia de contato com seus clientes. Não importa se o seu negócio vende produtos ou serviços, é municipal, estadual ou nacional: o WhatsApp é uma excelente ferramenta de marketing e vendas incrível. Facilite o contato do seu público-alvo com um número oficial da sua empresa. Organize e segmente quem contata você dentro do aplicativo (recomendo a criação de listas de transmissão segmentadas ou a atualização das etiquetas da versão business).  E planeje o envio periódico de dicas e informações, direta ou indiretamente, ligadas ao seu ramo de atuação. Comece, por exemplo, com botões de WhatsApp no seu site e links em anúncios no Facebook e Instagram.

Quem é o JP

Jornalista, especialista em Ciência Política, com 13 anos de experiência em assessoria de comunicação política, institucional e empresarial. Atuação em Brasília entre 2007-2011 e há 9 anos trabalha em Florianópolis – Santa Catarina. Responsável pela implantação de mais de 10 canais de WhatsApp para comunicação assertiva, entre eles o da Federação Catarinense de Municípios – FECAM – ação pioneira entre entidades representativas do estado. Presta consultoria e mentoria para instituições, empresas e figuras política e trabalha com implantação de canais diferenciados de comunicação tendo o Whatsapp como ferramenta fundamental.

E agora, o novo Colunista no nosso Blog, seja bem vindo João Paulo <3

Conheça o site oficial do JP.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.